quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A ESTRUTURA DO SUCESSO

"Verificar a base e o solo, para depois erguer o telhado".

Existe uma passagem nas escrituras sagradas onde Jesus falava  sobre a construção de casas as quais foram construídas uma em solo rochoso e a outra em solo arenoso. Gostaria de usar esse exemplo para melhor compreendermos sobre nossas bases, nossas estruturas e o chão no qual estamos construindo nosso sucesso.
Jesus falava daqueles que construíram  suas casas sobre a rocha dizendo: então caiu a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos e acoitaram a casa,mas ela não se desmoronou,pois esta tinha sido fundada sobre a rocha. Então ele prosseguiu falando daqueles que construíram suas casas sobre a areia: e caiu a chuva, e vieram as inundações, e sopraram os ventos, e bateram contra aquela casa,e ela desmoronou e foi grande a sua queda. Então, traçando um paralelo entre as palavras de Jesus, podemos analisar melhor como está a nossa construção, sobre o que está fundamentada nossa casa interior.Será que as estruturas da nossa casa interior está com pequenas rachaduras,as vezes tão fininhas que olhando de longe nem dá para notar, e melhor ainda se passar uma tinta nova, ficará menos visível ainda.Mas quanto a casa, o ambiente em que vivemos, qualquer arquiteto, um bom decorador e um engenheiro civil e mesmo um pedreiro verificará e aconselhará a cuidar imediatamente daquela simples rachadura, porque sabe que ela pode ter consequências maiores, na maioria das vezes ela começou a rachar na base, lá no alicerce, e é preciso consertar com cimento forte e assim por diante.
Mas falando do nosso interior, aquele lugar onde somente nós mesmos e mais ninguém, sabe o que realmente está acontecendo,muitas vezes somos por fora pessoas fortes,alegres, até divertidas...mas na frente dos outros, quando se está sozinho se sente a pior pessoa do mundo.
Infelizmente, e eu como Psicoterapeuta e instrutora de Yoga, muitas vezes tenho que lidar com várias pessoas  que sabem que estão sofrendo, precisam fazer mudanças, precisam se concentrar no corpo, ordenar que ele se movimente além do normal do dia a dia, como ficar sentado no chão, as vezes de cabeça para baixo,ou algum tempo sobre uma só perna,mas preferem fazer os exercícios de forma superficial.No fundo sabem que essa não é a finalidade do Yoga, Yoga não é relaxamento, não é uma técnica para dormir,mas sim tornar-se forte, tornar os músculos fortes, ter uma coluna saudável,respirar corretamente, desenvolver a concentração, o poder de visualização, o desenvolvimento e aprimoramento de todos os sentidos,mas criam dentro de si mesmos enormes barreiras que levam muitos meses, alguns tem levado anos para vencê-las.Outras prometem  que vão mudar, que vão transformar, fazer uma verdadeira reforma em seu interior, mas o tempo passa e nada muda.Mas não desisto,jamais desistirei de continuar orientando os, porque se ainda mesmo diante disso continuam buscando, uma hora ou outra vai dar certo.
As resistências internas são nossas maiores barreiras, verdadeiros paredões que nos impedem de seguir adiante, de tomar decisões, deixar ir aquilo que já não serve mais, que mais tem causado dor e sofrimento do que prazer.Mas permanecer sentado,olhando nos de fora para dentro deixando para fazer amanhã o que deve ser feito hoje, agora; não vai adiantar nada. O tempo vai passar, as oportunidades irão passar, as portas irão se abrir mas talvez nem tenhamos a curiosidade de olhar um pouquinho lá para dentro....ficamos ali parados pensando, imaginando e não agimos.As vezes pedindo a Deus que ajude.Enfim.
O que quero dizer é que mesmo que não tenhamos construído nossa casa sobre a rocha, ainda há tempo para mudanças, ainda há tempo para uma nova construção.Existe disponível por todos os lugares por onde andarmos, onde estivermos haverá uma possibilidade, uma oportunidade de aprender novas coisas,muitas ferramentas estão por toda parte, inúmeras são as chances de dar certo, só depende de cada um enfrentar seus medos, derrubar sim se for preciso a velha casa, construir novamente à base de novos conhecimentos,novos amigos, novos rumos, afinal tudo se torna novo a cada instante, as vezes pode parecer demorar um pouco, meses dias ou até anos nessa construção e reforma interior, vai depender do tamanho da casa ou prédio que quer construir.O empenho e o comprometimento consigo mesmo é que farão a diferença, não se importando com os outros, permita-se ser o que você sempre sonhou, cultive bons hábitos de pensamentos positivos,desenvolva força interior, assim como fazem os atletas, treinando todos os dias para o desenvolvimento de seus músculos.O primeiro passo é plantar a semente do que você quer ver crescer, florescer e dar enfim seus frutos e uma maravilhosa sombra. Então regá-la todos os dias, protegê-la do que pode impedir seu crescimento,ou que seja arrancada antes mesmo que brote a sua primeira folhinha, um segundo passo, e assim sucessivamente.
O vídeo abaixa mostra outro exemplo na natureza que nos ajuda a despertar nossa vontade de nunca desistir, de continuar tentando,pois mais dia menos dia conseguiremos o que tanto estamos buscando.



Texto escrito por Adiran Allves


3 comentários:

  1. Simplesmente divino!!!!!! Adorei Adiran!!!!! Me emocionou muito!!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adrian, Muito legal seu blog e este post em especial! Parabéns! Gostaríamos de convidá-lá a visitar nosso blog e conhecer nossa proposta: http://maosocupadas.blogspot.com

    Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, pelo convite.Adorei todas as peças.
    Abraços de luz.

    ResponderExcluir