quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"NOSSAS EMOÇÕES"





Somos dirigidos por forças emocionais poderosas cuja sua origem está no inconsciente. As emoções tornam-se consciente e fornecem energias ao nosso corpo para realizarmos a ação.  Podendo servir ao ego ajudando-o a evitar lembranças de certas situações desagradáveis que inconscientizamos. Por exemplo,  é possível que fortes reações emocionais escondam traumas de infância ou qualquer situação vivenciada ao longo da vida, que tenha sido traumáticas. Uma certa reação eufórica impede a pessoa de se aproximar de objetos ou situações que façam emergir lembranças que ameaçam o bem estar e provocam ansiedade. As emoções são diferenciadas de acordo com as mais variadas situações, provocando sensações nas vísceras. A excitação emocional mobiliza o sistema muscular. Se a expressão muscular da emoção for bloqueada e passarmos a racionalizar a situação, criamos a ansiedade. Nesse caso tentando dessensibilizar nossos sistemas sensoriais, transferindo os impulsos nervosos para o universo mental. Então, preferimos pensar em vez de sentir as emoções que trariam para o inconsciente, a verdadeira causa daquele estado emocional. Assim, fugimos da conscientização do verdadeiro sentimento; esse comportamento é o princípio básico da neurose. Uma emoção bloqueada só é liberada quando experienciamos de forma plena.
É  no campo emocional onde são armazenadas as experiências vividas no planeta. Assim, situações que causam bloqueios em algumas áreas da vida fazem com que hoje a pessoa apresente diferentes reações diante de uma situação semelhante. Esse não é um fator crítico, mas sim, uma resposta dada frente a excitação. Diante disso, reagimos instintivamente com uma emoção como tristeza, alegria, medo, raiva e outras. A emoção reconhece sentimentos físicos, e não a situação inicial..  A tristeza é  uma espécie de choro por situações desagradáveis que foram inconscientizadas , por isso, torna-se difícil identificá-las, no entanto, permanecemos ligados a elas, causando-nos súbitas tristezas.
Quando não compreendemos a causa real da excitação emocional, decidimos não confiar na percepção interna, classificando os sentimentos de acordo com as sugestões externas. Assim,  nem sempre as coisas são da maneira que nós as vemos, e que são verdadeiras para nós, baseado naquilo que sentimos diante delas.
Uma vez que projetamos o passado no presente, facilmente vivemos numa ilusão e inversão da realidade.


Conheça nossos atendimentos em Psicoterapias, presencial e online.









Nenhum comentário:

Postar um comentário