quarta-feira, 14 de setembro de 2011



Os hindus reverenciam o astro-rei com a "saudação  ao sol".Esta sequência de ásanas (posturas) é praticada pela manhã,ao nascer do sol, e se constitui em um preparo para as demais posturas.A saudação ao sol é um exercício completo, que integra simultaneamente todo o organismo: corpo,mente e respiração.Em sua prática todos os músculos do corpo são afrouxados e alongados.Além disso lubrifica as juntas,posiciona a coluna vertebral e massageia os órgãos internos; ativa a circulação e a respiração,quem a pratica regularmente ganha equilíbrio físico, flexibilidade e elasticidade.

Regra prática de respiração para praticar o suryanamaskar:
1-Fique em pé,voltado para o leste (onde nasce o sol),com os pés juntos e com as  palmas das mãos unidas em frente ao peito num gesto de oração.Mantenha a coluna ereta, comece a respirar suavemente e longamente,conecte com seu corpo e sua mente.
2-Inspire profundamente e lentamente, ao mesmo tempo em que eleva os braços, estendendo-os acima e atrás da cabeça,alongando bem a coluna.Incline a cabeça para trás e retenha a respiração.
3-Curve o corpo par frente e para baixo exalando todo ar,solte os braços e a coluna vertebral,fique assim por alguns instantes com os pulmões vazios
4-Inspire enquanto estende a perna direita ou esquerda para trás,mantenha o pescoço e a cabeça para frente, expire enquanto leva a outra perna para trás
5-Agora expire enquanto ergue as nádegas ficando de cabeça para baixo entre os braços.Fique com os pulmões vazios por alguns instantes.
6-Inspire mais uma vez e flexionando os braços exale encostando o queixo,os joelhos e a ponta dos pés no chão,fique assim alguns instantes.
7-Inspire profundo e abaixe o abdômen, esticando os braços e elevando o tronco inclinando a cabeça para cima e para  trás, com os pulmões cheios retenha um pouco.
8- expire, sem tirar as mãos e os pés do chão erga novamente as nádegas ficando com a cabeça para baixo entre os braços
9-Inspire novamente e traga uma perna de cada vez para perto da mãos novamente esticando a coluna e mantendo o queixo próximo dos joelhos.
10-Inspire e eleve o tronco e os braços para o alto e para trás retendo o ar por alguns instantes e agora exale enquanto vai voltando para a primeira posição. E continue  respirando devagar algumas vezes.
Você poderá repetir a série quantas vezes desejar.

Praticamos Suryanamaskar no Espaço Terapêutico Vida Plena  18 3743-2517 Ilha Solteira SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário