quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ASHTANGA -YOGA

A palavra ASHTANGA compõe-se de dois termos:ASHTA e ANGA que significam, respectivamente, "oito" e "etapa". Já sabemos que o termo Yoga quer dizer "união.Assim ASHTANGA - YOGA significa as oito etapas para se alcançar a união com o Espírito".
Essas oito etapas constituem-se nas técnicas par se chegr à União com o Ser interior profundo e servem para todos os tipos de Yoga.Desta forma,não poderíamos deixar de citá-las,ainda que sumariamente.
O  Ashtanga _Yoga está composto da seguinte forma:

1) YAMA (mandamentos morais universais)
2) NIYAMA (auto purificação pela disciplina)
3) ÀSANA (posturas)
4) PRANAYAMA ( controle da energia vital)
5) PRATYAHARA ( remoção e emancipação da mente do domínio dos sentidos e objetivos exteriores).
6) DHARANA ( concentração)
7) DHYANA (meditação)
8) SAMADHI ( supra - consciência, unidade com Espirito Universal).
Esses angas representam aquilo que o Yoga possui de mais experimental e técnico.O samadhi , oitavo anga, é a meta mais elevada. Dhyana e Dharana  representam a essência das técnicas de meditação e controle da mente.Pratyahara, Pranayama e ásana referem-se às técnicas de controle do corpo.Niyama e Yama são a base moral do Yoga e se assemelham  muito aos preceitos de muitas escolas filosóficas.

YAMAS
A palavra YAMA, significa controle,domínio.Representa os refreamentos necessários para se acelerar os estágios mais elevados da disciplina yóguica.

NIYAMAS
NIYAMA significa observância e se refere às regras de conduta que se aplicam à disciplina individual.

ASANAS
Os asanas (posturas),aprimoram o corpo físico, conferindo-lhe flexibilidade,harmonia e leveza.Também atuam no corpo vital,equilibrando as energias solares que circulam nos diversos nadis.Sua prática constante ajuda no equilíbrio emocional e mental.

PRANAYAMA
É o controle da energia vital.Na Índia é chamado de Prana e constitui-se na polaridade positiva do Akasha ou energia primordial.Tudo que existe,isto é, todas as formas de vida possuem prana.A respiração é a forma mais eficiente de concentrar essa energia.Respiramos não só pelas narinas como também por todos os poros.

PRATYAHARA
Refere-se ao domínio das percepções externas, isto é, o controle dos sentidos.É uma etapa importante para se conseguir a concentração da mente num único pensamento.

DHARANA 
Essa palavra provém de "dhr" que significa manter. Refere-se a atenção mental.Fixar a mente num objeto,seja ele concreto ou abstrato,sem que interfiram outros pensamentos.A concentração é o prelúdio da meditação.
A concentração é um exercício de extrema importância.A vantagem da concentração aplicada a meditação está na quietude que ela provoca,fazendo com que a mente se tranquilize totalmente.Com isso o praticante experimenta estados superiores de consciência.

DHYANA
Esse é o nível de meditação prolongada.Quando o dharana se torna profundo,desaparecendo os elementos dispersivos, conseguimos uma total identificação com o objeto de atenção.Neste nível não existe a noção de separatividade.O dhyana prepara o pratica para ver a Realidade maior,aquela que está além d maya, o ilusório.


SAMADHI
A palavra samadhi é traduzida como iluminação,União.Refere-se ao objetivo maior do Yoga: a total identificação com a essência do Criador,além de todas as formas, de todo Karma.O samadhi implica vários  estados de consciência.Assim, existem muitos graus ou tipos de  samadhi, que variam conforme o nível de aperfeiçoamento espiritual do iniciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário