domingo, 9 de outubro de 2011

O QUE É UM MANTRA?




“Mantra, , é um conjunto de sons que exerce um determinado efeito naquele que o vocaliza e possui uma enorme gama de atuações no nosso corpo. Podem ser utilizados para ativar, sedar, energizar, serenar, catalizar, limpar, purificar; podem melhorar a voz, a respiração, o sono, a atenção, a memória, a concentração, a meditação, desenvolver os chakras, despertar a kundaliní, alterar a consciência, melhorar a saúde e até matar”. Relata o Mestre DeRose no seu livro Yôga - Mitos e Verdades. Podemos adquirir auto conhecimento através dos mantras visto que os Mantras  tem como objetivo qualificar a mente do “buscador”, em alguns casos podem até ser um instrumento terapêutico para lidar com vícios ou traumas dessa ou de outras vidas.Através de muitas meditações profundas e experiências interiores, os Mestres iogues absorveram, ouviram e desenvolveram uma série de sons poderosos, os mantras, que ao serem repetidos silenciosamente, ressoam no nosso ritmo individual e transformam nossa vida nos alinhando com a paz interior.

Esses sons foram sistematizados em sânscrito, um idioma universal e sagrado direcionado para a auto-realização, apropriado para orar e fazer conexão com Deus.

O mantra é como uma linguagem que você usa para falar de forma silenciosa com sua Alma. O mantra tem o poder de acalmar a respiração e isto traz serenidade, concentração e controle da mente.Tem um padrão vibratório que ao ser entoado internamente eleva a nossa própria vibração.

Om Namah Shivaya significa: “Eu honro Deus que habita em mim”.

Om é o som primordial, de onde surgiu todo o Universo.
Namah, significa reverência.
Shivaya - louva Shiva. (Shiva é o Ser interior de todos os seres, fonte do conhecimento absoluto. Ele destrói todos os obstáculos. Traz a felicidade, amor, alegria e mora no coração de todos.)




O Gayatri Mantra 

O Gayatri mantra é, junto com o OM, o mantra mais conhecido e cantado na Índia.
Ele representa a essência do conhecimento védico e foi percebido e 

depois ensinado pelo sábio Vishwamitra.
Gayatri é um dos aspectos da deusa Saraswati, esposa de Brahma e que representa o seu poder criativo ou shakti. Saraswati é mitologicamente representada como a protetora e inspiradora das artes, música, literatura e ciência. No entanto, esotericamente ela representa o potencial de expressão da mente humana.


A palavra Gayatri é composta de duas palavras:
Gaya= Florescer, abundar, energizar (vitalizar), energia vital.
Trâyate =o que protege; o que concede a liberação. 

O mantra é também atribuído às deusas Gayatri, Savitri e Saraswati, onde Saraswati representa a perfeita expressão, a harmonia e unidade; 

Gayatri governa os sentidos e Savitri governa as energias vitais.

   


Saraswati - deusa do conhecimento

É a deusa do conhecimento e, como consorte de Brahma, a mãe de toda criação. Também está ligada à fertilidade e à purificação. Ao pé da letra, Saraswati é aquela que flutua. No Rig Veda, ela representa um rio e a divindade que o controla.Saraswati é considerada a personificação de todo o conhecimento, artes, ciências, artesanato, habilidades e práticas espirituais. Como o conhecimento é o oposto da ignorância, representada pelas trevas, a cor associada a essa deusa é o branco. Ela costuma ser representada sentada sobre uma flor de lótus, acompanhada por seu cisne, que simboliza a beleza e a pureza. Nas mãos, em geral segura vina, instrumento com o qual toca os sons imortais dos Vedas; aksamala, o mala, que indica sua ligação com o espírito; e pustaka, livro que representa as ciências.


Há muito mais para se falar sobre esse mantra. Daria um livro se 

fossemos comentar todos os ensinamentos contidos nele. Afinal, ele é a essência dos Vedas.


Uma tradução aproximada do mantra seria "Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência.Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto



Om bhur bhuvaha svaha
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yonah prachodayat


Nenhum comentário:

Postar um comentário