sábado, 22 de outubro de 2011

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA



A adolescência é a fase da vida onde esta dificuldade fica ainda maior.
É uma fase naturalmente agitada, tanto no organismo - pela inundação hormonal-quanto no social e afetivo- pelo surgimento do desejo pelo sexo oposto e as festas de 15 anos.Com a invasão hormonal do corpo, invasão de desejos na mente e “confusão”social, o adolescente fica particularmente sujeito aos quadros depressivos. Durante muitos anos acreditou-se que crianças e adolescentes não eram afetados por essa doença, mas atualmente sabe-se que eles são tão suscetíveis à depressão, quanto os adultos.
A depressão é uma doença que deve ser encarada seriamente em todas as faixas etárias. Ela pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e no bem estar geral, podendo levar ao suicídio.
Nos últimos 20 anos, o índice de suicídios entre adolescentes triplicou, sendo então de fundamental importância, que pais e professores tenham um mínimo de conhecimento da doença para poder reconhecê-la e ajudar ao adolescente.
A primeira coisa que temos que aprender, é que depressão é uma doença como qualquer outra e para ela a melhor solução continua sendo o tratamento médico, que na maioria das vezes dá bons resultados; no entanto com freqüência os jovens não reconhecem que estão deprimidos e relutam em comunicar a outros, seus sentimentos de tristeza ou falta de esperança. Junto com a tristeza e às vezes até sem ela, existe a irritabilidade exagerada,que talvez seja o sintoma mais comum da depressão em crianças e adolescentes.
Se junto com a tristeza e a irritabilidade o jovem mostrar-se sem interesse para as coisas que antes gostava e com pensamentos negativos sobre si mesmo e sobre o futuro, com certeza ele está deprimido.
A partir daí, começam as dificuldades em se concentrar nos estudos, afetando as notas, pára de prestar atenção nas aulas, começa a chorar com facilidade,pode desenvolver medos,aumenta o risco de envolvimento com drogas e logo em seguida começam a vir as idéias de suicídio. 
Também é preciso pensar em depressão no adolescente que está sempre cansado e sonolento, com dores de cabeça e distúrbios gastrintestinais e menstruais exagerados.
Se suspeitar que um jovem está deprimido é importante, com muita paciência, carinho e compreensão, estimulá-lo a falar dos seus sentimentos e dos seus sintomas,para esclarecimento dos fatos.
Geralmente o adolescente deprimido tem dificuldade em se abrir e acha que os outros não o entenderão,além disso, pode estar envergonhado com o que está lhe acontecendo e pode também achar que não vale a pena se abrir,que não vai adiantar nada e resolver se calar. É importante lhe explicar sobre a depressão e sobre a necessidade de procurar um médico imediatamente.
O tratamento poderá ser somente com antidepressivos, ou poderá haver necessidade de outras medidas tais como psicoterapia, terapia familiar, ou outras, dependendo da gravidade do quadro ou da situação.
Uma depressão leve não tratada, ou tratada de forma inadequada, pode se cronificar afetando definitivamente a qualidade de vida, ou se agravar, com todas suas possíveis conseqüências.
Em resumo:a depressão no adolescente pode ser às vezes difícil de ser reconhecida.
Uma vez pensada esta possibilidade, é importante falar sobre as soluções. Ficar dando conselhos para mudar o estilo de vida,ou ficar criticando o estilo de vida do deprimido, além de não ajudar a resolver, o empurra mais pra baixo, fazendo-o se sentir mais incompetente e desamparado.




Vamos mudar esses quadros, vamos ajudar a ressignificar a vida de tantos jovens que estão ao nosso lado e que nem sempre nós os percebemos,na maioria das vezes os julgamos e muitos os condenam pelo modo e estilo de vida. Mesmo que neguem, estão dizendo lá fundo: Eu estou aqui....não sei o que fazer....Preciso de ajuda.....Poderiam olhar um instante para mim....ainda que pareço estranho preciso de amor e carinho...

Sintonia Quântica
Sintonia Quântica


Nenhum comentário:

Postar um comentário