sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MENOPAUSA: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

Muitas pessoas consideram incorretamente a menopausa como o começo do envelhecimento,do declínio intelectual e perda da feminilidade.
A palavra menopausa também assusta as mulheres,porque tem um significado negativo,lembrando senhoras se abandonando por causa das ondas de calor,irritadiças e mal-humoradas.Literalmente costuma-se pintar um quadro um tanto ridículo e até um pouco cômico sobre essa questão.Felizmente milhares de mulheres não se encontram mais nesse quadro, e vivem suas vidas na sua melhor fase; tomando lideranças,trabalhando a todo vapor e principalmente com o avanço da medicina cada vez mais as mulheres optam por gerar seus filhos na idade considerada antigamente uma idade de risco para uma gravidez.O vale aqui frisar a importância de uma qualidade de vida em todos os aspectos desde as primeiras etapas de nossas vidas.
É muito importante a mulher estar informada, porque esta é apenas uma fase em que, por causa da baixa do nível hormonal,costuma surgir alguns sintomas e algumas reações desconhecidas que podem trazer insegurança.Por exemplo: ima onda de calor, em si não perturba muito,mas se ela surgir inesperadamente,durante uma reunião social,com suores e vermelhidão da pele,  mulher pode ficar desorientada,sem saber o que fazer.Pode acontecer também que o bom humor de sempre desapareça,dê lugar a uma irritação "com todos e com o mundo"que antes não existia e que a torna uma pessoa neurastênica e desagradável.Podem também surgir apatia,desânimo e desinteresse por tudo.Mas se a mulher ficar sabendo que são sintomas da menopausa, causados pela carência hormonal,já estará no caminho certo,irá procurar um médico e informar-se melhor.


Sintomas da menopausa

Vários estudos foram feitos para esclarecer a causa de certos sintomas geralmente considerados típicos da menopausa.Seriam eles causados pela baixa hormonal ou pela idade?
Para muitos sintomas, os estudos até hoje não permitiram chegar a uma conclusão cientificamente válida.
Apenas as ondas de calor,a atrofia das mucosas gênito-urinárias, a osteoporose e aterosclerose (depósitos de placas gordurosas nas paredes das artérias) foram comprovadamente consideradas pela ciência como consequência do baixo nível de estrógeno.Na aterosclerose, a carência de estrógeno reduz os receptores de lipoproteínas de baixa densidade,causando a formação de placas gordurosas nas artérias.Além do estrógeno, o colágeno é importantíssimo,pois na sua ausência leva à atrofia dérmica.
Numa pesquisa feita, o tratamento com colágeno regenerou a derme e epiderme,diminuindo o ressecamento vaginal e melhorando as condições do trato urinário.Concluiu-se por tanto que o ressecamento das mucosas,típico da menopausa,tem como causa a baixa de estrógeno.Há também na menopausa uma tendência à diminuição de irrigação sanguínea da pele  e dos tecidos subcutâneos, contribuindo para flacidez e aparecimento de rugas,espessura dos cabelos,diminuindo a vitalidade tanto dos cabelos como das unhas,gengivas etc.O ressecamento das mucosas também diminui a defesa contra as infecções,tornando o campo propício a inflamações e infecções freqüentes como crises de cistite. 

Sintomas Emocionais,insônia,Depressão e Sintomas Intelectuais


Sintomas emocionais como instabilidade emocional,irritabilidade,crises de choro,ansiedade,angústia e insônia podem ocorrer em qualquer fase da vida,porém são muito mais frequentes na fase pré-menstrual e na menopausa,embora com intensidade variável.
É importante a mulher estar consciente disso para não permitir que cheguem a perturbar o convívio familiar e social. E nesse momento da mulher é muito importante a compreensão da família no seu dia a dia.
Também a baixa do estrógeno desequilibra a área cerebral responsável por nossas reações emocionais e intelectuais, afetando a memória,as funções cognitivas e a adaptabilidade a novas situações.
Os receptores de progesterona no cérebro agem numa direção diferente,levando a estados de espirito negativos,como desânimo,baixa autoestima,apatia e depressão.Devem ser tratados logo que surgem,evitando que se agravem.Em qualquer caso depressivo o tratamento deve ser imediato,mesmo que não esteja na menopausa!.
Segundo estudos feitos em 2.500 mulheres com idade entre 45 e 55 anos, não basta a baixa hormonal para levar a depressão.Outros fatores precisam estar presentes para que a crise se instale,por exemplo:
  • Dificuldades socioeconômicas.
  • Solidão,viuvez,separação
  • Limitação de locomoção
  • Diagnóstico médico de doenças graves
  • Outras situações de crise emocional

Dor de cabeça e enxaqueca

A dor de cabeça frequentemente é causada por tensão muscular e comprometimento da oxigenação do cérebro.Esta dor costuma desaparecer com exercícios de respiração.
A enxaqueca é uma dor de cabeça forte e repetida,associada a sintomas visuais e gastrointestinais.A enxaqueca,contrariando o nome (migraine) nem sempre é unilateral - podendo abranger os dois hemisférios do cerebrais.
São vários os sintomas da menopausa,mas também uma vez entendidos e com o acompanhamento de um bom médico podemos passar essa fase com alegria e sem tantos transtornos.Viver plenamente e com prazer.

Nos próximos artigos estarei falando sobre princípios e técnicas usados na Yoga, para a menopausa como forma de Terapia.
Não deixe de acompanhar essa série de dicas valiosas e facies 


  







Nenhum comentário:

Postar um comentário