quinta-feira, 29 de março de 2012

"A Observação de Si Mesmo"




A auto-observação íntima de nós mesmos é o meio prático para conseguirmos uma transformação radical. "Conhecer" e "observar" são ações diferentes. Muitos confundem "observar a si" com "Conhecer a si". Podemos saber que estamos sentados numa cadeira em uma sala, mas isso não significa que estamos observando a cadeira. Sabemos que em um dado momento nos encontramos em um estado negativo, talvez com algum problema, preocupados com esse ou aquele assunto, ou em um estado de inquietude ou incerteza, etc. Mas, isso não significa que estejamos observando esse estado.
A observação de si é cem por cento ativa; é um meio de mudar a si mesmo. Já o conhecer e o saber é passivo; não é agente de transformação ou de mudança. certamente, conhecer não é ato de atenção. A atenção dirigida para dentro de nós mesmos, para o que está ocorrendo em nosso interior, sim, é algo positivo, ativo. 
Pensar e observar também são ações diferentes. Qualquer um pode se dar ao luxo de pensar de si mesmo tudo o que quiser, porém isso não quer dizer que, de fato, esteja se observando. É urgente, importante e inadiável observar o "diálogo interior" e o lugar preciso onde ele acontece. Inquestionavelmente, o diálogo interior é a causa de muitos estados psicológicos desarmônicos e desagradáveis, do presente e do futuro. muitos se calam externamente, mas com a sua língua interna esfolam vivos os semelhantes e a si mesmos. Chegou o momento de refletirmos seriamente sobre isso que se chama consideração interior.
Até aqui, palavras do autor: Samael Aun Weor ( livro:Psicologia Revolucionária)

Baseando-me nas colocações desse autor, compreendo que muitas vezes nos tornamos expectadores das nossas adversidades, das nossas alegrias, das conquistas, mas também infelizmente muitos ficam observando em seu interior manifestações negativas de rancor, tristezas, sentimentos de insatisfação, inseguranças e tantos outros, porém não fazem muitas mudanças. Quando nos atermos ao que realmente importa para nossa vida como ser individual e único que somos, podemos caminhar um pouco mais, podemos subir mais um degrau, e não importa quanto tempo levemos para alcançarmos nossos objetivos, o que realmente importa é darmos o primeiro passo rumo ao conhecimento que nos levará sem sombra de dúvidas ao encontro de nosso ser sábio, que está em algum lugar dentro de nós, esperando que tomemos a iniciativa de transformar, limpar e reorganizar nossa vida, tanto do lado de fora como do lado de dentro.
Paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário