sábado, 23 de março de 2013

"Dor muscular"


O que provoca a dor nos músculos? Constantemente atendo pessoas com esse problema que aparentemente surgiu de uma hora para outra. Ou logo que acordam pela manhã. Quando realizamos uma tarefa pesada como carregar algo pesado, caminhar em excesso, dormir diretamente no chão, ficar muito tempo parado na mesma posição como por exemplo quando estamos dirigindo por muitas horas, ou mesmo dentro de um ônibus e etc, é mais fácil compreender e aceitar a dor muscular como uma consequência disso tudo. Não é verdade?  Então a pessoa logo toma um relaxante muscular facilmente encontrado e vendido nas farmácias e a dor desaparece. Por algum tempo!
Você nunca se perguntou de onde realmente pode estar partindo essa dor? Será que estão relacionadas somente à como você está usando seu corpo ou tem algo mais profundo dentro dele que você ainda não se deu conta?
Vou citar aqui uma outra visão do que tenho sobre as dores, sobretudo a dor muscular.Sabemos que a dor muscular nada mais é do que uma contração. Essa contração acontece quando a força mecânica expulsa o sangue dos vasos que irrigam os tecidos musculares, reduzindo o suprimento sanguíneo, o que leva o músculo a queimar glicose sem a presença de oxigênio, produzindo o ácido láctico, enfim. E a presença desse ácido nos músculos afeta os sensores nervosos causando uma dor aguda nos músculos. Podemos então dizer que a dor muscular está intimamente relacionada a auto agressão? Sim! 
Essa dor pode estar relacionada a um ou vários fatores que vou citar abaixo:


  1. Quando você não está fazendo o que gosta;
  2. Quando você movido(a) pela vaidade, quer fazer tudo certinho, somente para agradar o outros;
  3. Você pode estar sendo induzida(o) a fazer coisas que não quer fazer, mais por medo ou outro motivo faz assim mesmo;
  4. Você também pode estar tentando fazer algo somente para ter a aprovação das pessoas, para se sentir valorizada (o) e com isso obter do mundo dos outros aquilo que você não tem no seu mundo interior;
  5. A teimosia em continuar aprisionada em coisas ou pessoas;
  6. Ou talvez você esteja tendo que trabalhar numa profissão que não gosta, mais que por causa das obrigações com a família, com as responsabilidades em suprir as necessidades do dia a dia, nem se dá conta ou toma tempo para refletir sobre o quanto isso o tem machucado por dentro e lhe trazido muitas frustrações e contrações musculares. E assim, são muitos e muitos outros casos.
O fato é que se você está se culpando, se cobrando demais, vivendo no medo disso ou daquilo, seus músculos irão continuar doendo, porque somente quando passamos a nos conscientizar de que a dor externa ou física está primeiro dentro da nossa mente, do nosso estado emocional, vindo dos nossos pensamentos, não conseguimos eliminá-la por completo. Então, procure fazer as coisas que você gosta com mais frequência, eliminar de vez o pensamento de que você não é capaz de ser por si só especial, tendo ou não a aprovação do outro, ouse realizar seus sonhos, busque estar ao lado de pessoas que te valorizem pelo que você é como um Ser e não pelo que você tem ou deixa de ter. Acima de tudo desenvolva a humildade interior, para aceitar-se e começar a olhar de frente para aquilo que você tanto teme. A escolha é sua. E desejo que você escolha ser feliz, ser saudável e se querer mais, porque se nem você se ama por completo, se aceita, como os outros poderão fazer isso não é mesmo? Se você não se aprovar como espera que o outro te aprove? Liberte-se das armadilhas que sua mente criou ou está criando e você vai perceber que as coisas e a sua vida pode ser muito mais fácil e feliz do que você imagina.
Fica aqui minha dica de hoje.
Abraços


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário