sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Depressão e autoconhecimento

















Quando não nos conhecemos, não sabemos o que queremos em nosso íntimo porque não conseguimos nos ouvir. Acabamos assim, a ouvir os outros e fazer o que eles desejam, gerando cada vez mais uma insatisfação interna que nem sempre conseguimos identificar facilmente sua origem, até que somatizamos e adoecemos. 
Em princípio, a depressão pode se instalar, como se fosse um grito de nossa alma que implora para que olhemos um pouco mais para dentro de nós mesmos, sem medos e receios. A depressão é um transtorno de humor que vem aumentando significativamente no mundo todo.
São vários os sintomas clássicos de uma depressão como por exemplo:
- Sensação de vazio;
- Choro fácil e constante;
- Interesse e prazer pela vida acentuadamente diminuída;
- Perda da libido;
- Distúrbio do sono (excesso de sono, só querer dormir, ou sua falta, isto é, insônia, acordar de madrugada, sono intranquilo, agitado);
- Distúrbio alimentar (falta ou excesso de apetite);
- Fadiga constante, desânimo, desmotivação;
- Falta de concentração, problemas de memória (esquecimento);
- Pensamentos negativos, recorrentes de suicídio;
- Desorientação, confusão mental, angústia, etc.

São vários os fatores que provocam isso. Mas o que observo particularmente em meu espaço de atendimentos, através das Terapias Holísticas onde a demanda de pacientes com esse problema é grande, é que a falta de sentido para a vida, o desamor, a solidão, a falta de fé, de esperança, o afastamento do lado espiritual são alguns dos aspectos que levam a um caminho equivocado, apenas no Ter, no consumismo exacerbado, no imediatismo, esquecendo-se do Ser. Ou seja, muitos esquecem que somos seres espirituais temporariamente passando por uma experiência terrena nesta jornada. Entram na hipnose coletiva, esquecendo-se do verdadeiro propósito a que vieram na vida presente, achando que estão aqui por acaso. E muitos acreditam que a vida começa com o nascimento e termina com a morte física, não vivendo na sua totalidade, se preocupando mais com a morte do que com a vida ,daí entram na ilusão mental, na crise do "para quê"? Para que viver? Qual o sentido da vida? Não mereço isso ou aquilo? E assim se perdem dentro de si mesmos. Não foi por acaso que C. G. Jung, o grande psicanalista suíço, por acreditar que o ser humano age de forma mais inconsciente do que consciente, disse: "O consciente é uma pequena ilha localizada no mar imenso do inconsciente". 
 Portanto,  olhemos um pouco mais para dentro de nós mesmos, sem medos e receios para escutar um pouco mais nossa voz interior, que é sábia. Podemos encontrar e desenvolver-nos e até curar-nos desse e outros sintomas através da Kundalini Tantra Yoga, que contém uma gama de técnicas e práticas que nos levam à esse caminho infinito, “A felicidade de viver plenamente a cada dia”. Libera o indivíduo da escuridão, penetra no âmago da consciência individual por meio da expansão da mente com um trabalho de equilíbrio da personalidade, abrange uma filosofia e uma série de conceitos que fundamentam várias disciplinas: desde posturas psico-físicas, disciplina da respiração, abstração dos sentidos, concentração e meditação. Essa somatória de técnicas permite avaliar a origem de uma determinada fonte de tensão e, através da conscientização das dificuldades, é possível superá-las, eliminando esta fonte de tensão. Trata-se também de um processo de auto-ajuda, pois o aluno deve possuir determinação, disciplina e força de vontade. Assim gradativamente se fortalecendo até que supere e vença seus obstáculos.
Mas, essa é apenas uma das inúmeras técnicas naturais e energéticas que podem auxiliar no equilíbrio das energias internas, melhorando por sua vez a depressão quando em muitos casos ela é eliminada de vez. Isso acontece porque quando passamos a nos conhecer e a ressignificar nossas atitudes, emoções, pensamentos e crenças, começamos a ver e a dar um significado pleno em nossa existência e entendemos que viver é muito mais do que estamos vivendo, então decidimos dar um salto, entrar em sintonia com nossa verdade interior e trabalharmos para vivenciar plenamente a paz interior, a alegria e a gratidão por estar aqui e agora. Assim, não há como a depressão ocupar espaço em nossas vidas. Pense nisso, sobre isso, reflita e reveja sua vida e decida-se pela mudança, sem medo e viverá feliz consigo mesmo e toda a energia à sua volta será harmonizada, assim todos ganhamos.

Gratidão!
Adiran Allves

Veja também outros assuntos relacionados a auto cura aqui:

Kundalini Tantra Reiki

“COMO USAR O PODER CURADOR QUE HÁ EM VOCÊ”

Está na hora de pedir ajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário